Pessoas que nos comovem

Todos conhecemos alguém especial, alguém que, quando temos por perto, nos faz sentir em paz, em casa e em pleno estado de felicidade. Mas também que, quando está longe, nos desperta inúmeras saudades e uma tristeza ansiosa pelo momento em que o revirá, transformando-se, então, novamente em alegria.
Estas são as pessoas que dão sentido à nossa vida, porque retribuem o nosso... sentimento de amizade e de carinho. Raras, únicas, inesquecíveis e de incalculável valor. Mais preciosas que todo o ouro que existe no mundo, que todos os diamantes e que toda a riqueza que se possa imaginar. Porque nos dão algo que isso jamais nos poderá dar: Amor. Não o amor convencional, o amor de namorados, o amor romântico, sensual, alimentado pela indústria cinematográfica. Mas sim o amor espiritual, o amor fraternal, e, sobretudo, o amor eterno. Este é sem dúvida o mais especial, porque não se sacia depois de uma boa dose de “Ahhh…Ahhh…Ahhh…”, cessando até o desejo reaparecer; mas sim aquele que quer sempre mais um minuto de companhia, de carinho, de conversas mágicas, de troca de olhares que falam por si, enfim, de tudo aquilo que só a alma consegue sentir e transmitir. Tentamos sempre prolongar ao máximo esse minuto que representa todo o tempo que possamos partilhar, porém, por mais esforços que empreendamos, nunca poderemos transformar a sua efemeridade em eternidade, e, por isso, somos assolados por um sentimento de nostalgia e de saudade.
Então, se este amor nos traz tanto sofrimento, já que é efémero, por que é que o valorizamos tanto, fazendo, inclusive, a nossa vida girar em torno dele? A verdade é que, apesar de tudo isso, quando correspondido, é o melhor sentimento que pode existir. Não há palavras para o explicar: parece que nos dá asas para voar, força para lutar, motivos para viver, e um imenso medo de um dia o poder perder. Bem, pelos vistos, talvez até haja, mas menos do que as que gostaria.
Todavia, este amor, este amor vital mas também fatal, só é possível graças às pessoas especiais, cujo coração reluz de tão dourado, o espírito é digno de ser santificado, o olhar espelha a bondade que transborda da alma, e o sorriso, ah, o sorriso apaixona e acalma. Quem me dera que lhes pudesse erguer um altar no céu, ou na terra, ou noutro qualquer lugar! Quem me dera que a qualquer sofrimento as pudesse poupar! E quem me dera, principalmente, que as pudesse eternizar!
Merecem tudo isto e muito mais, já que nos fazem querer continuar a lutar e a viver. Dão-nos sonhos, ambições, projetos, paixões, e o amor, que é o único alimento dos nossos corações!



Comentários

Mensagens populares deste blogue